VÍDEOS 19 a 23

PROGRAMA 19  COMO VIVER ATÉ OS 100 ANOS? 

Se existisse uma “fonte da juventude”, com certeza, ela nasceria num lugar dos Estados Unidos chamado Loma Linda. Parece haver algo de especial lá: as pessoas vivem mais. Segundo uma matéria da revista National Geographic de novembro de 2005, essa é uma das três regiões do mundo onde vivem os campeões da longevidade.

Ellsworth Warehan é cirurgião cardiologista. Ele faz questão de entrar no centro cirúrgico do hospital universitário onde trabalha, em Loma Linda, Sul da Califórnia, e auxiliar nas cirurgias. Isso, aos 91 anos.

Marge Jetton mora na mesma região. Adivinhe como ela comemorou os seus 100 anos de idade: renovou sua carteira de motorista para mais 5 anos.


 
 




PROGRAMA 20  ETERNO ENQUANTO EU DURE 


Por que Deus nos programou para nascermos em uma família? Não poderíamos vir independentes ao mundo, sem pai, mãe, irmãos ou primos?

Venho de uma família muito apegada. Nos finais de semana, costumamos almoçar juntos, entre 25 a 30 pessoas. As crianças brincam de forma barulhenta, os jovens cantam tocando vários instrumentos e os adultos contam os fatos hilários da semana, rindo de suas próprias trapalhadas. Somos daqueles que riem e choram juntos, que colocam sete pessoas numa sala para assistir a uma ultra-sonografia e que dormem até na cozinha, só para não perder a companhia uns dos outros. Eu amo a minha família!

Se temos problemas? Ih, temos muitos! Alguns estão sem emprego, tem gente com câncer, com problemas de coração... Sem falar nas artrites e depressões. Os problemas nos acompanham sempre.

Mas não quando estamos juntos! Quando estamos perto uns dos outros, tudo é perfeito, porque para enfrentar os problemas, temos uns aos outros. Quando Deus instituiu a família, Ele sabia que, além do cuidado inicial com as fraldas e a alimentação, precisaríamos dos abraços, beijinhos e cafunés. E, para entendermos a DIMENSÃO do amor de Deus, era indispensável que recebêssemos amor de um lar.

Ele usou a família como uma ilustração para termos uma idéia, mesmo que pálida, de como Deus quer se relacionar conosco. Ao receber o amor da família, podemos entender melhor que Deus é:


Pai - Mateus 6:9;
Esposo apaixonado – Oséias 2;
Filho – Mateus 24:27; João 5:18;
Irmão – Romanos 8:29; Hebreus 2:11;
Amigo CONSOLADOR – João 14:16;
E, cuida de nós como mãe - Isaías 49:15.
Ele sabia que para nós, não seria fácil se relacionar com um “Deus Invisível”. Por isso, nos cercou de demonstrações palpáveis do Seu amor.





PROGRAMA 21  PRECISO DE UMA IGREJA?


Na saída de uma igreja, um rapaz me perguntou se eu poderia conversar com sua esposa, que chorava muito. “Talvez seja problema conjugal”, pensei. Mas, para minha surpresa, em meio às lágrimas, ela disse: “Esta igreja me faz mais mal do que bem!”
Será que ela é o único ser humano a sentir-se sozinho e desamparado, mesmo dentro de uma igreja? Afinal, se Deus está em todos os lugares, por que tenho que ficar aturando gente que nem conheço, como se fôssemos irmãos? Mahatma Gandhi disse que não era cristão, por causa dos cristãos. Esse importante líder não quis “macular” sua reputação se misturando com cristãos cheios de defeitos e falhas.







PROGRAMA 22  UMA GRANDE E BONITA VERDADE


Por que é tão triste ficar sozinho? O pior castigo que se pode aplicar a alguém é o isolamento. Somos uma das espécies mais interdependentes. Muitos mamíferos, poucas horas após o nascimento, já são capazes de correr e saltar. Mas uma criança demora anos para ser capaz de sobreviver sem a assistência de alguém e, mesmo depois que já é capaz de andar com as próprias pernas, continua dependente da família. Ainda que consiga se manter, vai sempre buscar uma companhia. Todos têm família!
E como é Deus? Com quem Ele se relaciona, por toda a eternidade?



PROGRAMA 23  UMA VITÓRIA QUE É ETERNA

Mas graças a Deus, que sempre nos conduz vitoriosamente em Cristo e por nosso intermédio exala em todo lugar a fragrância do seu conhecimento; porque para Deus somos o aroma de Cristo entre os que estão sendo salvos e os que estão perecendo. Para estes somos cheiro de morte; para aqueles, fragrância de vida. Mas quem está capacitado para tanto? Ao contrário de muitos, não negociamos a palavra de Deus visando lucro; antes, em Cristo falamos diante de Deus com sinceridade, como homens enviados por Deus. 2 Coríntios 2:14-17.

Você leu atentamente o texto acima? Quando li, pela primeira vez, aquela parte dizendo que Deus “sempre nos conduz vitoriosamente”, confesso que senti como se bastasse eu estar “em Cristo” para que Deus me garantisse emprego, dinheiro e saúde! Mas, apesar de esta ser a pregação de muitas igrejas hoje, é isto que Deus nos promete?

Quando Pilatos interrogou a Cristo, o Mestre lhe explicou: “O meu Reino não é deste mundo.” João 18:36. Abalado, Pilatos não entendeu o que Jesus quis dizer, apesar de que, durante todo o Seu ministério, tinha ficado claro, que Ele não viera para ganhar uma guerra contra Roma, nem para acumular riquezas num reino “onde a traça e a ferrugem destroem”. Mateus 6:19

Mas, na história do cristianismo, aquele governador romano não foi o único que não entendeu a missão de Cristo. Até mesmo os discípulos quase tinham uma convulsão, a cada vez que Jesus ousava falar sobre o reino dos Céus, porque eles não estavam preparados para assimilar a verdade de que O REINO DE DEUS É UM LUGAR ONDE O MAIS IMPORTANTE É O MAIS HUMILDE, O GRANDE SE PARECE COM UMA CRIANÇA E A REALEZA SE INCLINA DIANTE DOS SIMPLES PARA LAVAR-LHES A POEIRA DOS PÉS.

Cristo falou sobre as coisas do Céu da maneira mais simples possível. Ele queria que seus seguidores aprendessem que o ESPIRITUAL é mais importante que o MATERIAL (Mateus 6:33). O espiritual é eterno! Mas parece que cada vez que Jesus falava: “o reino dos Céus”, eles entendiam: “o domínio sobre o império de Roma”.
Muitos cristãos continuam equivocados. Primeiro ficam recriminando os charlatães que fazem do evangelho um mercado; e depois, quando estão em dificuldades, acabam correndo para igrejas que prometem fortuna. Parece que estão dispostos a “vender a alma”, não interessa para quem, desde que a recompensa seja boa e imediata. Que confusão!

A promessa de vitória para quem ESTÁ EM CRISTO é espiritual e não material. Aliás, a advertência de Jesus é de que “neste mundo vocês terão aflições”. João 16:33. Quando Ele morreu na cruz, parecia ter fracassado, mas a Sua morte nos libertou do pecado (Romanos 6:22). Ele não queria ser uma autoridade romana. E, ao invés de preparar cargos políticos para os discípulos, ressuscitou e foi para o reino dos Céus (Hebreus 1:1-3) preparar-nos um lugar (João 14:1-3).