quarta-feira, 16 de março de 2011

O Que Quer Dizer “Não Matarás”?
Não mate. Êxodo 20:13

Existem países que são a favor da pena de morte, como a China e alguns estados norte-americanos. Ali, os métodos e a forma de julgamento são diferentes, tendo em vista avaliar se o condenado deve ou não morrer. Existem muitos problemas com esse tipo de condenação. O primeiro é que isto não é responsabilidade nossa. Segundo, muitas injustiças já foram comprovadamente cometidas.

Mas você sabia que existem outras formas de matar? Tiago 3: 9 e 10 diz que a vida e a morte estão no poder da língua. Uma palavra pode produzir vida, felicidade e alegria; ou destruição, tristeza e morte. Nós é que escolhemos o que faremos com nossas palavras.

O pastor Marvin L. Williams escreveu que em certa ocasião ele estava almoçando com um amigo, e um homem branco o chamou de “menino”. O pastor ficou chocado, e seu amigo chegou a chorar. Ser chamado de “menino” era um rótulo que afrontava a dignidade dos negros nos EUA, no período da escravatura. Era rebaixá-los a menos que homens. O pastor Marvin conta que, quando ouviu aquela palavra, quis responder com uma palavra igualmente cruel. Mas, imediatamente, se lembrou das palavras de Jesus: “Não mate” (Mateus 5:21). Jesus explicou que tirar a vida de alguém não significa somente a morte física. Mostrar desprezo por uma pessoa também é um tipo de homicídio. Chamar uma pessoa por nomes feios é um ato condenado por Jesus (verso 22), pois insulta a Deus, que criou todos nós à Sua imagem e semelhança. Somos responsáveis pela paz e alegria que proporcionamos ao nosso próximo. Quando insultamos alguém, insultamos a Deus, porque Ele é tanto Pai dessa pessoa quanto nosso. Todos somos próximos uns dos outros.

Assim, lembre-se: talvez, sem saber, você esteja determinando em sua vida a morte de muita gente, quando satiriza, quando humilha, quando dá risada de outros colegas. Por isso, que tal mudar de atitude? O que acha de decidir, hoje, só abrir a boca para elogiar, ajudar e fazer alguém feliz? Não se surpreenda se o maior beneficiado for você mesmo!

Fonte: CPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Indique nosso blog.